É fundamental validar uma
ideia de negócio com os clientes em potencial
“Eu
quero empreender, mas não tenho a mínima noção de qual produto ou serviço
vender.” Apesar dessa linha de raciocínio ser algo natural, ela gera dois
problemas: a visão de que uma ideia genial é suficiente para viabilizar um
negócio e deixar a geração da ideia ao acaso, sem um planejamento claro de como
se iniciar no empreendedorismo.
Existem
três perguntas que devem ser feitas pelo empreendedor iniciante que podem
acelerar muito o processo de colocar em prática o sonho do negócio próprio.
1. Quais os assuntos que gosto de pesquisar sem ninguém
me pedir? Apesar
da prática de um hobby não conseguir gerar dinheiro, na maioria das vezes, ele
é um excelente ponto de partida. Uma empresa própria é algo que demanda
muito tempo, além de exigir uma busca constante por novos conhecimentos. Se
você escolher uma área apenas porque acha que vai dar dinheiro, provavelmente
vai se desanimar na primeira barreira que surgir.
2. Nesses assuntos, qual problema eu conseguiria
resolver? O maior
problema do empreendedorismo é a alta carga tributária e burocrática. Por outro
lado, você pode unir habilidades com a área de interesse, por exemplo, se você
tem facilidade para explicar conceitos complicados de uma maneira simples. Esse
pode ser um passo importante para começar a tirar as ideias do papel.
3. O quanto os clientes sofrem com esse problema? Agora que você gerou uma ideia de
serviço ou produto, é fundamental validá-la com os clientes em potencial.
Quanto antes você começar a colher feedbacks de clientes reais, melhor.
Fonte:
Exame.Com
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