segunda-feira, 17 de março de 2014

3 perguntas essenciais para fazer antes de abrir uma empresa

É fundamental validar uma ideia de negócio com os clientes em potencial


“Eu quero empreender, mas não tenho a mínima noção de qual produto ou serviço vender.” Apesar dessa linha de raciocínio ser algo natural, ela gera dois problemas: a visão de que uma ideia genial é suficiente para viabilizar um negócio e deixar a geração da ideia ao acaso, sem um planejamento claro de como se iniciar no empreendedorismo.
Existem três perguntas que devem ser feitas pelo empreendedor iniciante que podem acelerar muito o processo de colocar em prática o sonho do negócio próprio.

1. Quais os assuntos que gosto de pesquisar sem ninguém me pedir? Apesar da prática de um hobby não conseguir gerar dinheiro, na maioria das vezes, ele é um excelente ponto de partida. Uma empresa própria é algo que demanda muito tempo, além de exigir uma busca constante por novos conhecimentos. Se você escolher uma área apenas porque acha que vai dar dinheiro, provavelmente vai se desanimar na primeira barreira que surgir.

2. Nesses assuntos, qual problema eu conseguiria resolver? O maior problema do empreendedorismo é a alta carga tributária e burocrática. Por outro lado, você pode unir habilidades com a área de interesse, por exemplo, se você tem facilidade para explicar conceitos complicados de uma maneira simples. Esse pode ser um passo importante para começar a tirar as ideias do papel.

3. O quanto os clientes sofrem com esse problema? Agora que você gerou uma ideia de serviço ou produto, é fundamental validá-la com os clientes em potencial. Quanto antes você começar a colher feedbacks de clientes reais, melhor.


Fonte: Exame.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário