Saiba como usar o trade
marketing a favor do seu negócio
O
pequeno varejo e algumas empresas pequenas de serviço vêm conquistando a
confiança dos consumidores e conseguindo melhores margens de lucro. Por isso, é
preciso se manter sempre em movimento, buscando transformações e melhorias
conseguindo assim definir melhor o papel da organização e enxergar
oportunidades.
Para
capturar estas oportunidades, entra em cena o trade marketing com estratégias e ações direcionadas. Apesar de
exigir algum investimento, é possível trabalhar os três pilares básicos de
trade marketing sem gastar muito.
Sortimento: um sortimento diferenciado de
produtos ou serviços é fundamental para a percepção de exclusividade, o que
motiva os clientes a escolherem você. Considere a quantidade de itens que estão
disponíveis na loja ou o que você pode oferecer para que haja uma maior
rentabilidade e maior aproveitamento das categorias que podem gerar lucro.
Visibilidade: Se o cliente não encontra o produto
que deseja ele pode substituí-lo por outra marca, comprar em outro
estabelecimento, adiar a compra, desistir do serviço ou simplesmente não
comprar. Para que isso não aconteça, deve-se determinar um espaço nas
prateleiras para os produtos de maior giro ou um lugar de destaque em sites e
campanhas para mostrar seu melhor serviço de uma forma diferente que desperte o
interesse do consumidor. Para isso é fundamental entender o fluxo dos clientes
e fazer uma aplicação deles de forma racional.
Preço: no pequeno varejo a estratégia de
precificação influencia não só a geração de receita, mas também como o cliente
entenderá o posicionamento do ponto de venda.
No
geral, os cientes decidem por compras mais econômicas, mas dependendo do
serviço oferecido, a credibilidade é perdida se o custo estiver muito abaixo
das expectativas. É fundamental compreender as diferentes formas de se
posicionar estrategicamente em relação ao preço. Uma boa estratégia é trabalhar
com faixas de preços, assim é possível dar destaque para um serviço que exija
mais trabalho e profissionalismo.
Fonte: Exame.Com
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