segunda-feira, 3 de março de 2014

Nota baixa para a criatividade

Pesquisa com executivos conclui que sua capacidade criativa cai ano a ano e já não se distingue da média da população

A americana Whirlpool, dona das marcas Consul e Brastemp no Brasil, passou a maior parte de sua história quase centenária concentrando esforços em reduzir os custos e elevar o desempenho. Foi assim que se tornou a maior fabricante mundial de eletrodomésticos. No final da década passada, porém, ficou evidente que essa estratégia havia se convertido em uma armadilha: seus produtos tinham virado commodities. Nas lojas, não era possível identificar as máquinas de lavar, via apenas uma maré branca.

Apesar de vendas crescentes, os preços recuavam a cada ano. Para reverter esse cenário, a empresa iniciou um intenso processo de inovação, que foi muito além da área de pesquisa e desenvolvimento. A estratégia foi provocar a criatividade de todo o pessoal. Depois de alguns tropeços, vieram os frutos. As vendas dos produtos desenvolvidos seguindo o novo conceito de inovação cresceram de 10 milhões de dólares em 2001 para 760 milhões em 2005.

Antes, uma ideia que não desse certo era abandonada. Hoje, procura-se melhorá-la. Foi o caso de uma lavadora de roupas a seco que também desamarrota as peças. Lançada em 2002, revelou-se um fiasco de vendas. Os consumidores aprovaram o produto, mas não seu preço: cerca de 2 800 reais. Dois anos depois, deixou de ser fabricada. Mas em 2005 voltou às lojas graças a sugestões que permitiram baixar seu valor para 500 reais. O equipamento hoje é feito com material plástico e sua produção foi transferida para o México.

Todo executivo fala sobre a importância da criatividade, mas poucos sabem como fazer sua gestão no ambiente empresarial. Casos como o da Whirlpool ainda são exceção. Ao lado dela, poucas empresas, como Philips, SAS, Apple e General Electric, incentivam de forma contínua a criatividade. Uma pesquisa realizada mostrou que, na prática, essa habilidade está em baixa entre os executivos. Com base no resultado de testes psicológicos de 4 500 profissionais brasileiros, constatou-se que o nível de criatividade vem caindo com o passar do tempo e hoje já é praticamente igual ao da média da população. As pessoas respondem à demanda que lhes é apresentada. E a maior preocupação ainda é com desempenho. O estudo mostra ainda que as habilidades mais desenvolvidas pelos executivos estão relacionadas ao curto prazo, como capacidade de adaptação e liderança.

Essa contradição entre discurso e prática é fruto da dificuldade de conciliar um ambiente propício à criatividade, que requer reflexão e introspecção, com o ritmo do mundo atual, cada vez mais acelerado pela globalização. O próprio modelo de avaliação de desempenho dos funcionários baseia-se nos resultados anuais, até mesmo trimestrais, praticamente não há espaço para experimentações.

No perfil dos profissionais, entre as características mais presentes estão a adaptabilidade, autoconfiança e capacidade de se ajustar a diferentes situações, comunicação, facilidade de relacionamento e desinibição no convívio social, liderança e habilidade para motivar a equipe e resolver conflitos. Já entre as menos presentes estão a ansiedade, dificuldade de lidar com situações de tensão e insegurança, a criatividade e a imaginação aguçada e disposição para experimentar e correr riscos.

Quem melhor personifica hoje o perfil do executivo que incomodou, foi demitido, mas se manteve fiel a seu espírito inventivo e deu a volta por cima é John Lasseter, que comanda o estúdio de animação digital Pixar. Em 1979, aos 22 anos, recém-formado, Lasseter realizou seu sonho de adolescente: trabalhar na Disney. Mas logo percebeu que seus chefes estavam pouco interessados em inovação. Tanto que, quatro anos depois, quando propôs que a companhia adotasse uma nova tecnologia que então estava surgindo -- justamente a da animação digital, da qual a Pixar é líder, foi demitido. Os chefes da Disney, na época, queriam apenas mudanças que gerassem economia de tempo ou dinheiro. Agora, porém, como num roteiro de filme com final feliz, Lasseter assumirá o cargo de chefe de criação da Disney, que, ironicamente, para sair da crise de inovação que enfrenta, desembolsou no início de 2007 7,4 bilhões de dólares pela Pixar.

As empresas que não estimulam internamente a inovação são obrigadas a pagar caro por ela mais tarde, seja comprando um concorrente, seja saindo do mercado. Os clientes que garantirão o futuro são aqueles que pedirão o que a companhia ainda não sabe fazer. A fim de estimular o comprometimento de todos os funcionários com o resultado da empresa, é preciso descartar a descrição de cargos. Essa é uma forma de não estipular limites e incentivar as pessoas a se envolver em assuntos que vão além de sua área. O sistema de avaliação dos funcionários também não leva em conta o cumprimento de metas numéricas. Ele avalia pontos como sugestão de mudanças, ação diante de uma oportunidade e capacidade de ouvir antes de fazer um julgamento.

Por: Silvana Mautone
Fonte: EXAME 

Nenhum comentário:

Postar um comentário