terça-feira, 8 de julho de 2014

Tendências globais para a internet

O crescimento da venda de smartphones chama a atenção de grandes marcas, que têm investido grande parte da verba publicitária no meio digital

A cada ano novas empresas e ideias estão surgindo ao redor do mundo. Com a propagação mais democrática da internet e a difusão da informação cada vez mais ágil, o mundo tem mudado rapidamente e, para nós, empreendedores e empresários, este cenário apresenta inúmeras oportunidades, mas também riscos. Dentre as pequenas empresas de hoje, algumas possuem grandes chances de se tornarem grandes amanhã, e isso vem acontecendo cada vez mais rápido.
Enquanto segmentos inteiros são criados e estão em expansão, outros são reestruturados em meses. As mudanças de comportamento chegam ligeiras e podem mudar hábitos de consumo de toda uma geração, a agilidade nas empresas em perceber em tais mudanças, preverem o mercado e se reinventarem, é crucial em longo prazo.
O maior acesso à Internet móvel já não é novidade e chama a atenção de grandes marcas, que têm investido grande parte da verba publicitária no meio digital. O mercado está bastante estável, os especialistas não estão prevendo uma “bolha na internet”, como a que aconteceu no ano 2000, mas a rede de comunicação tem visto uma mudança de plataformas de redes sociais abertas e privadas pararem, devido ao uso, por exemplo, do Whatsapp.
A internet está reestruturando indústrias sólidas como a Hoteleira, Transporte e Comércio. As pessoas tomam a maior parte das decisões online e muitos sites/aplicativos vêm redefinindo esses comportamentos. A indústria hoteleira foi impactada pelo Airbnb; no comércio eletrônico mundial o impacto veio do Alibaba; nos transportes tem aplicativos como o Uber, e o Waze. O mercado chinês está inovando também, o aplicativo Wechat tem 400 milhões de usuários e, além de mensagens, também acha taxis e restaurantes e gerencia investimentos, entre outras funcionalidades.
O interesse crescente em crypto moedas, uma moeda digital, como o Bitcoin é real. A carteira para Bitcoin (Bitcoin wallet) cresceu 8 vezes ano passado. Cada vez mais os negócios estão aceitando crypto moedas como meio de pagamento e o Bitcoin inteve seu melhor trimestre até agora. Até encontros românticos estão mudando de contexto. O aplicativo Tinder é um dos mais usados no mundo, com 21 milhões de “encontros” virtuais (matches). No Brasil, já são mais de 10 milhões de usuários.
Durante comerciais de TV, grande parte das pessoas se volta para alguma outra tela, como a do tablet ou cellular e só voltam novamente à TV quando o programa assistido retorna dos comerciais. Segundo a comScore, os brasileiros que hoje têm acesso à Internet já gastam mais tempo na web do que aqueles que assistem à TV. São 52,3 milhões de brasileiros que navegam na Internet diariamente, com um tempo médio que passa de 3h30 durante a semana e de 20h por mês.

Quem souber aproveitar estas mudanças na sociedade e inovar, tem um campo vasto de possibilidades e a chance de mudar a forma de comunicação ou de prestação de serviço.
Fonte: Administradores.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário