quarta-feira, 16 de julho de 2014

Boa oratória melhora até 100% o desempenho profissional

Atividades como a leitura frequente e um bom vocabulário são extremamente importantes para essa área

 

A oratória é definida por muitos como a arte de falar em público de forma clara, objetiva, estruturada e deliberada. Para quem faz uso, a oratória é utilizada para informar, entreter e até influenciar os seus ouvintes, por exemplo.
Esse recurso, muito utilizado por grandes líderes e políticos mundiais, pode ser de grande importância para todos, já que sua utilização está presente desde cedo na escola, passando pela universidade e chegando até – e principalmente –  a vida profissional.
Historiadores acreditam que a técnica nasceu na Sicília (Itália), apesar dos Gregos terem sido os grandes responsáveis por transformá-la em um instrumento de prestígio e poder político. A palavra “Oratória” provém do latim oratorĭa, que diz respeito à arte de falar com eloquência. O objetivo da técnica é de persuadir, diferente da didática, utilizada para ensinar e transmitir conhecimentos.
Quem sabe se expressar verbaliza melhor seus pensamentos em qualquer situação, e, com isso, torna-se uma pessoa mais segura, que aparece mais e tem mais certeza daquilo que fala – passando maior confiança para aqueles que lhe escutam. A pessoa com a oratória desenvolvida passa a pensar mais rápido, com mais segurança e fluidez.
A arte de falar em público pode melhorar em 100% o seu desempenho profissional, já que o bom orador consegue prender o seu público, mantendo ainda uma grande clareza em suas informações.
Atividades como a leitura frequente e um bom vocabulário são extremamente importantes para quem deseja conquistar tal característica. Para aqueles que desejam passar a sensação de segurança, o ideal é olhar diretamente para o público, mas para isso existem ‘truques’ também: se o nervosismo não permite que isso seja feito, olhe fixamente para os pontos da esquerda, da direita e do meio da plateia, de preferência sobre a cabeça da ultima pessoa de cada ponto.

O uso da oratória pode ser feito para causar bem estar nas pessoas, pois um bom orador é capaz de provocar sensações de satisfação, crença e alegria, atitude comum de grandes líderes. Além disso, a oratória atual foi desenvolvida com o passar dos anos e hoje é utilizada nas mais diversas áreas, desde a já citada política, até o âmbito comercial (para o vendedor promover a sua venda) e judicial (o advogado que apresenta suas alegações).
Fonte: Administradores.Com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário