sexta-feira, 4 de outubro de 2013

4 obstáculos ao falar em público (e como se livrar deles)

Pesquisa feita com mais de dezesseis mil pessoas identificou pedras no sapato de quem precisa enfrentar uma plateia


As mãos começam a suar e tremer, a voz falha e o conteúdo desaparece da mente. Estar diante de uma platéia e ter que fazer uma apresentação pode ser bastante intimidador e só a ideia de passar por isso deixa muitos profissionais de cabelo em pé.

É uma habilidade pouco desenvolvida, mas o que torna o falar em público um bicho de sete cabeças? Uma pesquisa realizada pelo Nube com 16,4 mil pessoas, em sua maioria jovens, investigou os principais obstáculos.

Confira quais são e as dicas para se livrar ou aprender a lidar com eles:  

1 – Nervosismo
Para 34% dos participantes da pesquisa, o nervosismo é o principal vilão de uma apresentação em público. O ser humano busca aceitação e quando se aumenta a quantidade de pessoas, a chance de agradas a todos diminui. Pelo fato de muitos entrevistados ainda estarem dando seus primeiros profissionais, a falta de vivência em situações deste tipo para o nervosismo. É natural ter medo do desconhecido.
DICA: Ao falar em público não se esqueça de que você está defendendo uma ideia, não você mesmo. Se o conteúdo não agradar não identifique com seu lado pessoal. Uma ideia que não seja aceita não significa que a negativa é para o profissional. Outro conselho é evitar o uso de laser caso você seja do tipo que treme a mão ao falar em público.

2 – Timidez
A timidez foi a característica citada como grande obstáculo para 33% dos participantes da pesquisa. Muitas pessoas associam, erradamente, a timidez à inabilidade de falar em público. A pessoa pode ser reservada, mas se articula bem as idéias vai falar bem em público, são duas coisas diferentes. Extrovertidos são mais articulados por uma questão de treino. Essas são as pessoas que naturalmente falam mais porque se expõem mais e acabam desenvolvendo mais habilidades.
DICA: Não vincule a timidez com a incapacidade de comunicação em público. Treine a comunicação. Aproveite as oportunidades, busque situações em que você possa expor com mais controle. Cursos de oratória e teatro são boas alternativas para os mais tímidos.

3 – Ansiedade
O medo do que está por vir. Para 27%, a ansiedade atrapalha tudo na hora de iniciar uma apresentação. Isto está relacionado à falta de experiência porque muitos entrevistados tiveram poucas oportunidades de apresentações na vida profissional ou acadêmica.
DICA: Antes de começar a apresentação, aposte na tática do “quebrar o gelo”. Conte uma história, converse com as pessoas antes do início, assim é possível ganhar o que a gente chama de rosto amigo, que são as pessoas que o profissional vai buscar olhar durante a apresentação.

4 – Falta de concentração
O estado emocional influencia e muito a atenção. Para 6% dos entrevistados, a falta de concentração é o que mais prejudica a capacidade de falar em público. O nervosismo e ansiedade são emoções que estão intimamente ligadas à perda de concentração de quem se vê adiante uma plateia.  O despreparo também contribui para o agravamento deste quadro de pouca atenção. As vezes a pessoa é pega desprevenida e não estudou o assunto.
DICA: Prepare-se, estude bem o tema da sua apresentação. Cuide do seu estado físico e lembre-se que comer e dormir bem também são essenciais, do contrário a pessoa pensa mais devagar e acaba esquecendo o assunto. E tão importante quanto cuidar do assunto, é cuidar de quem vai apresentar.


Fonte: Exame.com / Você S.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário