Ter um
currículo recheado com títulos, hoje em dia, não é mais garantia de emprego.
Além de ter uma boa formação e experiências relevantes, o profissional precisa
saber se vender. Nunca o marketing pessoal foi tão importante.
Em um processo
seletivo, em média 50% dos candidatos reprovados não tiveram sucesso devido ao
mau preparo da imagem. É fundamental no mercado de hoje ter autoconfiança e
postura. O marketing pessoal está atrelado ao sucesso na carreira. Pessoas que
vendem ideias, que contribuem, que agregam valor e se posicionam como
diferenciadas são mais reconhecidas nas organizações onde trabalham.
O marketing
não é apenas vestir-se adequadamente, que é básico. Mesmo quando se está
empregado, é preciso buscar continuamente novos desafios, construir uma imagem
que permita o crescimento dentro ou fora da empresa.
Mas como
desenvolver essa habilidade tão fundamental para a carreira? Veja a seguir algumas
dicas:
1) Vista-se
adequadamente: a imagem é muito importante, não apenas na entrevista de
emprego. No dia a dia, use trajes adequados de acordo com os tipos de ambientes
que costume frequentar.
2) Aprimore
sua capacidade de comunicação: procure estabelecer uma comunicação mais clara e
objetiva com colegas, chefes e clientes.
3) Trabalhe
sua entonação de voz: seja firme, o timbre certo passa autoconfiança. Cursos de
oratória podem ajudar bastante para os tímidos.
4)
Desenvolva empatia: colocando-se no lugar do outro, aprendendo a ouvi-lo e
principalmente o que estão dizendo a seu respeito e que pode estar afetando a
sua autoimagem.
5) Seja
determinado: apenas pessoas determinadas conseguem chegar aonde desejam. Mire o
alvo e trace sua trajetória para alcançá-lo.
6)
Transforme-se num motivador nato: do despertar ao encerrar o dia, transpire
motivação e faça com que os demais ao seu redor sintam essa sua energia
positiva circular ao redor, contaminando positivamente todo o seu ambiente
profissional.
Fonte:
Segs.com.br
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