segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Como convencer, sem aborrecer

Aprenda a aumentar seu poder de persuasão

Você é um cara competente, habilidoso e acabou de ter uma ideia supimpa: um produto que promete sacudir o mercado. Acontece que, para colocá-la em prática, precisa de uma verba extra para a área de marketing. Na esperança de que a empresa libere o dinheiro, você entra na sala do diretor. Ele mede você de cima a baixo, solta um suspiro aborrecido e dispara: "O que é?" Você explica e... Bem, seu projeto é boicotado.

Como pode? Tem gente do seu lado que não prima pelo talento nem pela inteligência, mas que parece conseguir tudo o que quer - de um aumento de salário até um investimento de milhões de dólares. Você se pergunta: o que eles têm que eu não tenho? A resposta é: lábia. Existem profissionais que, com um discurso afiado, conseguem convencer qualquer um sobre qualquer coisa. Para ser bem-sucedido, é preciso persuadir as pessoas o tempo todo. Veja alguns conselhos para transformar resistência em aprovação:

1 ) Escolha a hora certa de falar. Para aumentar suas chances de ser ouvido com atenção - sem ser tratado a pontapés -, ligue o radar e observe se o seu interlocutor está disposto a conversar. Não adianta nada interpelá-lo quando ele estiver de mau humor, com pressa ou muito atarefado.

2 ) Abaixo o improviso! Antes de soltar o verbo, elabore uma estratégia de ação eficaz. Entre em campo para ganhar, mesmo sabendo que o jogo será difícil. Prepare-se, treine o discurso e certifique-se de que não irá esquecer nada importante.

3 ) Não vá direto ao assunto. Tente quebrar o gelo nos primeiros minutos de conversa, fale sobre generalidades. Mas não enrole muito: ninguém tem tempo a perder.

4 ) Quando começar a falar, não dispare como um fuzil Isso revela ansiedade e insegurança. Fale pausadamente e, sobretudo, acredite no que está dizendo.

5 ) Não abra mão do senso de humor. Isso gera empatia e torna o clima mais amistoso. Mas não force a barra. Fazer um comentário ou uma piada fora de hora ou de contexto - ou, sobretudo, sem graça - pode ter efeito contrário, provocando antipatia e desconforto. Se você não é um sujeito espontâneo e espirituoso, esqueça esse tipo de recurso.

6 ) Use o nome da pessoa no decorrer da conversa. Isso cria um vínculo mais pessoal com o interlocutor. Quando é chamada pelo nome, a pessoa se sente prestigiada e mais aberta ao diálogo.

7 ) Use um amortecedor verbal. Se a pessoa discordar de suas colocações ou tiver uma opinião contrária à sua, seja sutil ao contra-argumentar. Não ataque com frases do tipo "Não é bem assim", "Você não entendeu" ou "Você está errado". Diga algo na linha do "Entendo sua opinião e creio que, além disso, deveríamos considerar..." A partir daí, defenda sua posição.

8 ) Evite assuntos polêmicos. Durante a conversa, fuja de temas que levem a debates acalorados ou controvérsias, como política, religião ou o último campeonato de futebol.


9 ) Inicie a conversa fazendo perguntas que exijam um sim como resposta. Uma sequência de respostas afirmativas pode conduzir a mente do interlocutor, aumentando as chances de conseguir um sim para sua idéia principal.

Fonte: Você S/A


Comente este artigo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário