sexta-feira, 13 de setembro de 2013

4 dicas para montar o currículo em transição de carreira

Mudar de carreira, esse pensamento certamente já pintou ou vai pintar em algum momento da trajetória profissional de muita gente. E junto com ele, uma série de dúvidas também. Uma das principais questões é como adequar o currículo aos novos rumos profissionais e torná-lo atraente para o recrutador mesmo sem ter grandes experiências na área pretendida.

Confira o que merece destaque no currículo de um profissional que decide mudar de carreira.

1 – Experiência associada à nova área
A experiência prévia geralmente é o calcanhar de Aquiles do profissional em transição de carreira. É aconselhado geralmente que a transição se inicie dentro da empresa que o profissional já trabalha. Isso porque montar um currículo sem absolutamente nenhuma vivência na área pretendida vai diminuir e muito as suas chances de conseguir uma oportunidade.

Um caminho possível é tentar buscar na sua bagagem profissional aspectos que mostrem que você consegue agregar valor atuando nesta área. É verificar onde se adéquam as experiências que você tem nessa nova área de atuação. Destaque atividades e projetos executados que estejam ligados, de alguma forma, com seu novo objetivo profissional. Esse pode colocar ações, cases em que participou fazendo associações com a área para qual ela quer migrar, colocar que está apto para implementar na nova área de atuação.  Alcançou resultados? Na medida do possível quantifique. Assim é possível mostrar o impacto das ações que implementou. 

2 – Cursos relevantes para a área
Se para adquirir experiência você depende de uma oportunidade na nova área, para fazer cursos só é preciso seu interesse. Se a pessoa quer mudar precisa fazer uma preparação, pode não ter a prática, mas deve buscar cursos dentro daquela área a qual deseja migrar. Aposte em informações complementares com foco na sua nova carreira e coloque currículo. Deve-se destacar tudo que buscou para demonstrar o desenvolvimento de competências ligadas à nova carreira.

3 – Contato com o meio
A participação em fóruns, eventos, encontros e workshops na área de atuação pretendida deve sim, entrar no currículo. O recrutador vai perceber que é um profissional atualizado, uma pessoa que consegue adaptar-se, que possui a mente aberta e já é envolvido na área.

4 – Objetividade continua valendo
O ponto chave de um currículo é a objetividade. Um currículo compacto é uma das coisas mais importantes assim como um resumo profissional bem elaborado. Geralmente a definição sobre o candidato é feita em dois ou três minutos. Todo cuidado é pouco para não deixar o documento muito longo sem chamar a atenção para determinada oportunidade. 


Fonte: Exame.com/Voce S.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário