sexta-feira, 18 de abril de 2014

Os Desafios da Liderança Empresarial

Para um líder ser extraordinário, aumentar a produtividade e a lucratividade, desenvolver a qualidade e contribuir com um mundo melhor, é preciso que ele supere alguns desafios:
Desenvolver a visão de curto, médio e longo prazo - O líder precisa ter uma visão de futuro atraente, realista, com parâmetro de tempo e de número. Assim, ele poderá inspirar e mobilizar a equipe através da apresentação desta visão com um direcionamento.
Orientar-se para resultados através das pessoas - Além de ter uma visão, é necessário criar estratégias que envolvam as pessoas para o alcance de resultados extraordinários.
Ter um senso de realidade - O líder deve perceber que a equipe, os desafios, a empresa, os clientes e o mercado nunca são e nem serão como ele gostaria que fosse. Portanto, encarar a realidade e fazer não só o que gosta, mas o que é preciso ser feito para o sucesso nos negócios são características fundamentais de um bom líder.
Manter-se flexível - A flexibilidade ajuda a fazer o que for preciso para alcançar os resultados esperados. Caso seja preciso mudar de rumo, treinar a equipe de uma forma diferenciada, ou até mesmo, colocar a mão na massa para solucionar um problema, ele terá que fazer.  
Reconhecer a equipe - O verdadeiro segredo de uma equipe de sucesso é a frequência e a forma como um líder fornece feedbacks positivos. Uma dica para fortalecer o comprometimento da equipe está em agendar reuniões frequentes para parabenizar a equipe e comemorar os resultados.
Mapear a equipe e a si mesmo - Antes de um líder cobrar um profissional para desenvolver um ponto fraco, ele deve apoiá-lo no fortalecimento do seu talento para extrair o máximo das suas potencialidades. Todo líder deve passar por um processo de autoconhecimento com programas de coaching, terapias, etc.
Ter uma liderança situacional - Existem momentos em que o líder tem que dizer o que fazer e existem outros momentos que o líder tem que apoiar seus liderados a fazerem da forma deles, inclusive muitas vezes melhor do que a forma como foi ensinada.
O verdadeiro líder é aquele que apóia os profissionais da sua equipe a brilharem, se desenvolverem constantemente e, principalmente, perceberem a sua importância para o sistema onde estão inseridos.
No Brasil, para aumentar a competitividade em nível global, é preciso perceber a importância de desenvolver pessoas chaves, ou seja, os profissionais em cargos de liderança que são e/ou serão os líderes empresarias deste país.

Fonte: Catho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário