sexta-feira, 11 de abril de 2014

Para empreender: tome coragem

Preparar-se bem é essencial para o sucesso do negócio


Se entre suas resoluções para esse ano estiver a meta de abrir um negócio, fique atento às dicas.  O processo de abrir um negócio varia entre empresas, mas pode levar de seis meses a um ano, dependendo do tipo de negócio. Se seu negócio exigir um protótipo, prepare-se para um prazo mais próximo dos 12 meses. Se for virtual, pode demorar menos.

Confira algumas dicas para empreender e ser dono do seu próprio negócio:

Misture-se a outros empreendedores. Há encontros de empreendedorismo em muitas cidades. Essas reuniões são essenciais tanto para quem já tem um negócio quanto para os que procuram inspiração para abrir uma empresa. É nelas que você poderá encontrar sócios, parceiros e clientes, além de ouvir histórias de sucesso e fracassos.

Aprenda a planejar. Para fazer isso, há duas formas principais, uma para negócios tradicionais (offline) e outra para os digitais. Se sua empresa oferece um produto ou serviço que já existe, comece traçando um plano de negócios. Com ele tudo ficará mais claro. Se o negócio for virtual, será preciso iniciar de uma forma mais simplificada da que você pretende oferecer. Assim será possível sentir o mercado e testar o protótipo. Dessa forma mais interativa também será possível receber mais retorno de clientes e usuários.

Busque o sócio ideal. Normalmente, as empresas têm pessoas com duas competências: fazer e vender. Antes de abrir um negócio, tenha claro se você é do time dos que fazem ou dos que vendem. Idealmente, toda empresa tem pelo menos dois sócios, cada um com sua característica principal. Dividir as tarefas é importante para fazer o negócio engrenar. Se você acumular as duas funções, sua vida pessoal irá se tornar um caos. Encontre pessoas com capacidades complementares às suas.

Tente fazer uma previsão do fluxo de caixa. De quanto você vai precisar para abrir o negócio? Depois de quanto tempo o caixa deverá se tornar positivo? Isso é essencial para se planejar financeiramente, especialmente se você tiver muitas contas para pagar e for o principal suporte financeiro da família. Esteja preparado para enfrentar as dificuldades iniciais e não desistir facilmente de uma boa ideia por precisar voltar a ter um salário.

Prepare-se psicologicamente.  O planejamento psicológico varia muito de pessoa para pessoa, mas fique atento a pontos essenciais, como a dependência do trabalho em grupo, a estabilidade financeira, o peso da vida pessoal etc. É essencial buscar pelo menos um ou dois mentores e fazer reuniões a cada dois ou três meses para conversar sobre a vida empreendedora. Essas pessoas podem ajudá-lo a permanecer com os pés no chão e balancear as necessidades do negócio e de sua vida fora dele.

Divida seu tempo. Antes de começar o negócio, sente com sua família e tenha uma conversa franca. Prepare-se para o período de equilíbrio da empresa (quando ela sai do vermelho e começa a pelo menos não dar prejuízo). Essa preparação faz parte do investimento emocional. Depois que o negócio andar com as próprias pernas, equilibre sua vida pessoal e profissional. Empreendedor também precisa ter descanso.

Esteja ao lado da lei. Tirar alvarás de funcionamento, autorizações e outros documentos públicos requer tempo. Fique atento ao período. O planejamento legal do seu negócio precisa ocorrer em paralelo com as outras diretrizes do negócio. Não deixe para depois.

Busque inspiração constante.
Busque informações sobre grandes empresas e empreendedores que você admira. Vá a feiras e congressos nacionais e internacionais, leia sobre o assunto. A inspiração pode vir até da concorrência, mas não apenas dela. Procure referências em áreas diferentes da sua. Aprendendo com os exemplos de outros, você certamente se sentirá mais motivado.


Por: Renata Leal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário