terça-feira, 3 de junho de 2014

Marketing pessoal é crucial para sucesso na carreira

Ter um currículo recheado com títulos, hoje em dia, não é mais garantia de emprego. Além de ter uma boa formação e experiências relevantes, o profissional precisa saber se vender. Nunca o marketing pessoal foi tão importante.

Em um processo seletivo, em média 50% dos candidatos reprovados não tiveram sucesso devido ao mau preparo da imagem. É fundamental no mercado de hoje ter autoconfiança e postura. O marketing pessoal está atrelado ao sucesso na carreira. Pessoas que vendem ideias, que contribuem, que agregam valor e se posicionam como diferenciadas são mais reconhecidas nas organizações onde trabalham.

O marketing não é apenas vestir-se adequadamente, que é básico.  Mesmo quando se está empregado, é preciso buscar continuamente novos desafios, construir uma imagem que permita o crescimento dentro ou fora da empresa.

Mas como desenvolver essa habilidade tão fundamental para a carreira? Veja a seguir algumas dicas:

1) Vista-se adequadamente: a imagem é muito importante, não apenas na entrevista de emprego. No dia a dia, use trajes adequados de acordo com os tipos de ambientes que costume frequentar.

2) Aprimore sua capacidade de comunicação: procure estabelecer uma comunicação mais clara e objetiva com colegas, chefes e clientes.

3) Trabalhe sua entonação de voz: seja firme, o timbre certo passa autoconfiança. Cursos de oratória podem ajudar bastante para os tímidos.

4) Desenvolva empatia: colocando-se no lugar do outro, aprendendo a ouvi-lo e principalmente o que estão dizendo a seu respeito e que pode estar afetando a sua autoimagem.

5) Seja determinado: apenas pessoas determinadas conseguem chegar aonde desejam. Mire o alvo e trace sua trajetória para alcançá-lo.

6) Transforme-se num motivador nato: do despertar ao encerrar o dia, transpire motivação e faça com que os demais ao seu redor sintam essa sua energia positiva circular ao redor, contaminando positivamente todo o seu ambiente profissional.


Fonte: Segs.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário