sexta-feira, 6 de junho de 2014

Usar e-mail marketing para atingir os clientes? Só se for feito corretamente

Uma pesquisa realizada pelo “E-Mail Marketing Study 2013”, junto a empresas de todo o mundo para analisar tendências, estatísticas e melhores práticas do segmento, as campanhas remetidas por correio eletrônico foram citadas por 99% dos entrevistados como a ferramenta mais utilizada para chegar ao cliente.

Apesar do uso por quase a totalidade das empresas consultadas, a maioria não tem adotado o recurso adequadamente: 60% não oferecem ao cliente opção de tipo de mensagem, conteúdo ou ofertas que querem receber, enquanto 35% deixam o público determinar a frequência. O dado mais alarmante, entretanto, é que 70% sequer utilizam mensagens personalizadas.

A alternativa que esses usuários encontram é a segmentação das campanhas de acordo com o histórico de acessos (83%) ou compras (70%) dos clientes, por região onde se encontram (72%). São critérios que poderiam gerar melhores resultados se fossem mais bem trabalhados.

A eficácia do e-mail marketing é comprovada, desde que seja adotada a estratégia mais adequada, e a personalização é o maior trunfo. Todo cliente quer ser bem atendido e ter a sensação de proximidade com a marca.

O estudo aponta que as mensagens personalizadas têm uma taxa de abertura 25% maior que a das não personalizadas, enquanto o aumento da taxa de cliques chega a 51%. O disparo genérico, por sua vez, pode causar um efeito reverso, tendo rejeição do destinatário ou indo diretamente para a lixeira, como spam.

Por: Juliana Azuma

Fonte: Visual Target 

Nenhum comentário:

Postar um comentário