terça-feira, 10 de dezembro de 2013

13 fatores que as pessoas fortes não praticam

Na busca pelo crescimento profissional, as pessoas esquecem de exercitar o lado humano. Veja a seguir os 13 fatores que as pessoas fortes não praticam. 


1. Sentir pena de si
Como lidar: pare de pensar que você não é bom o bastante. Ser adulto é lidar com obstáculos maiores que você. Você pode errar, perder, tomar decisões ruins, se deparar com pessoas poderosas, de nariz empinado, mas isso não o faz pior do que ninguém. Tome os caminhos certos, mas se pegar um errado, encare as consequências de cabeça erguida.

2. Deixar os outros lhe controlarem
Como lidar: não permita que ninguém coloque você para baixo — seja namorado(a), chefe, amigo ou familiares. O poder está nas suas mãos, só você tem o poder de controlar o que acontece com você, mas algumas pessoas vão tentar impedir você. Seguindo a lógica bíblica do “se o braço lhe faz pecar, corte-o”, se algo lhe deixa infeliz, abandone.

3. Preferir manter as coisas como estão
Como lidar: abrace as mudanças. É onde o melhor da vida está: atrás das cortinas do desconhecido. Assim como você não pode saber se uma comida é boa sem provar, ou se um livro é bem escrito sem ler, não dá para conhecer o melhor da vida sem viver. Seja flexível e mantenha o pensamento positivo para afastar o medo do desconhecido. É claro que não é 100% certo que mude para melhor, mas é possível extrair algo de bom até em experiências ruins. Uma coisa é certa: sem tentar, o homem nunca conseguiu nada.

4. Reclamar de coisas que não dependem de você
Como lidar: reclame menos de coisas que você não pode mudar. Essa é uma das melhores receitas contra o mau humor e a frustração. O trânsito está um caos? Ficar irritado não mudará nada. Pegue um ônibus, vá de bicicleta, mude de emprego ou de casa, respire fundo e encare. Você não vai mudar o mundo, mas mudando de atitude poderá vê-lo de uma forma diferente.

5. Se esforçar para agradar os outros
Como lidar: seja você mesmo. Fingir ser alguém que você não é demanda um esforço enorme. E o pior, ser o queridinho do chefe, não vai lhe render uma promoção — gerar resultados vai. Não fique evitando as pessoas por não gostar de dizer não, ninguém gosta, mas faz parte. Saber dizer é sinal de responsabilidade e transparência, saber receber é maturidade. Tente ser justo e gentil, lembre-se que como você fala é mais importante do que você fala.

6. Fazer coisas sem pensar
Como lidar: tome decisões conscientes. Saiba onde você está pisando. Não tome decisões precipitadas que acabarão em erro e frustração depois, planeje as ações com cuidado e calcule se compensa correr o risco. É melhor pensar demais do que pensar de menos.


7. Pensar muito no passado
Como lidar: viva hoje. Ninguém vive de reprise. Pense que sempre o melhor está por vir. Foque no presente, trace metas para um futuro próximo e saiba que a única função do passado é servir de experiência para se projetar o futuro. Enquanto você estiver olhando para trás, nunca andará para frente

8. Cometer o mesmo erro várias vezes
Como lidar: aprenda com cada erro, ele é o sinal de que algo precisa ser corrigido. A maioria das pessoas precisa errar pelo menos duas vezes antes de fazer algo a respeito, e isso é um problema. Cada erro consome uma carga emocional que você não vai querer desperdiçar. Além de tempo para a retomada. Seja crítico consigo , você é o seu melhor professor.

9. Se chatear quando alguém próximo conquista algo
Como lidar: alegrar-se com as conquistas dos outros; se for difícil demais, use como motivação e pense “se ele conseguiu, eu também consigo”. Esteja 100% comprometido com o seu sucesso. O jogo pode ser sujo, mas não é por isso que você tem que se jogar na lama. Reconheça que os outros também têm seus méritos e tente ficar feliz por eles. O trabalho em equipe sempre levará a resultados maiores do que o individualismo.

10. Desistir no primeiro fracasso
Como lidar: reconheça o fracasso como parte do processo. As pessoas poderão contar quantas vocês você caiu, mas elas não são você. Quebrar a cara não é algo que pode acontecer, é algo que vai acontecer e é melhor que seja no começo.

11. Detestar ficar sozinho
Como lidar: passe mais tempo consigo fazendo as coisas que gosta. Poder passar um final de semana em casa sozinho não é um pesadelo, é um privilégio. É impossível obter autoconhecimento e crescer como pessoa sem momentos de reflexão. E é quando você está acompanhado apenas de si que as mais poderosas reflexões acontecem e o entendimento vem. Pessoas intimistas costumam ser mais criativas, tomam melhores decisões e compreendem melhor os outros. Aprenda a apreciar sua própria companhia, é a única pessoa que você é obrigado a conviver até o fim da vida.

12. Achar que merece mais do que tem
Como lidar: seja mais humilde e esforçado. Você nasce pelado e morrerá assim se não souber aproveitar as oportunidades. Os seus pais são os únicos que precisam lhe ajudar (até certo ponto), o resto é como você. Não espere que as pessoas enxerguem o seu melhor, mostre a elas. Se você é o melhor do setor, preste atenção no seu comportamento, no seu discurso e na forma como lida com as pessoas. As pessoas não lhe devem nada, mas elas farão questão de pagar se você tiver algo valioso a oferecer.

13. Querer tudo para ontem
Como lidar: tenha em mente que tudo na vida tem um tempo de maturação. Com as habilidades e o tempo certo, coisas maiores e mais duradouras são construídas. Ao definir prazos, peça a opinião das pessoas, negociando um prazo que seja bom para todos.

Texto extraído do artigo: “13 things mentally strong peopledon’t do” 


Comente este artigo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário