Pesquisa mostra que
profissionais que se colocam à disposição para ajudar colegas são mais
reconhecidos e têm mais oportunidades de crescimento
Um novo estudo feito pelo Insper,
de São Paulo, com mais de 100 profissionais mostra que ajudar colegas de
trabalho produz efeito positivo na construção de uma rede de contatos. Segundo
a pesquisa, o exercício da cidadania organizacional – que o Insper define como
a disposição a dar um apoio que excede o escopo do trabalho para beneficiar a
companhia ou um funcionário – pode contribuir para que o profissional que
prestou o auxílio seja recomendado por colegas em projetos e vagas de trabalho.
De acordo com o estudo, atitudes
positivas direcionadas a uma equipe funcionam melhor do que gestos direcionados
a apenas uma pessoa. “Funcionários confiam mais em quem olha para
coletividade”, diz Sean White, psicólogo e especialista do núcleo de carreiras
do Insper, um dos responsáveis pela pesquisa.
Em sua opinião, é importante
prestar atenção nas demandas do grupo para reforçar contatos. Relações
estabelecidas fora do ambiente de trabalho, como em Happy Hours, encontros em
associações, clubes ou igrejas, também conduzem à recomendação. “Quem se doa para os outros tende
a ter um crescimento mais rápido”, afirma Fernando Schmitt, diretor de unidades
regionais da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham). Segundo ele, a
consciência de que a aprendizagem do grupo importa mais do que a individual é
uma das características dos profissionais de sucesso.
“Meu lema é fazer para ter, pois
nada vem de graça”, diz Felipe Siqueira, de 33 anos, controller da subsidiária
uruguaia da White Martins, fornecedora de gases industriais. Felipe diz que o
segredo de manter bons relacionamentos no trabalho (e fora dele) é o
comprometimento com a empresa e com os colegas de trabalho.
A receita também exige que o
profissional não espere retorno imediato por sua benevolência. Para chegar onde
chegou, Felipe assumiu alguns desafios e sempre manteve a disposição para
contribuir. Em 2011, quando era gerente interino de controles internos da White
Martins no Brasil, resolveu ser voluntário em um projeto da empresa na
Venezuela, já que nenhum dos executivos convidados aceitou ir. Não haveria aumento
de salário nem promoção, e ele teria que embarcar em uma semana. “Decidi ir
para contribuir e mostrar que estou disposto a assumir desafios”, afirma. Deu
certo. Depois de três meses, ele voltou para o Brasil e assumiu a gerência de
uma nova área. Após um ano, foi convidado a gerenciar todas as áreas ligadas a
finanças na unidade da empresa no Uruguai.
Mas nem sempre essa ajuda exige
sacrifícios. Ela pode estar em pequenos gestos, como orientar alguém a
organizar melhor suas pastas de e-mail ou se oferecer para marcar reuniões e
almoços. “Quando você se mostra solidário, ganha notoriedade”. É como se estivesse acumulando
créditos para outros projetos”, diz José Augusto Minarelli, presidente da Lens
& Minarelli, consultoria em recolocação e aconselhamento na carreira, de
São Paulo. Quanto mais disposição você tiver em ajudar o outro e em pensar além
da sua área, mais as pessoas vão confiar em você e lembrar seu nome na hora de
um novo trabalho. No fim, todos ganham.
Como contribuir:
Quatro atitudes que reforçam a
chamada cidadania organizacional.
1 – Esteja disponível – Para se destacar é necessário ter disposição
para ajudar os demais. A capacidade técnica importa, mas o profissional que vai
além da sua função pelo bem-estar do grupo cresce muito mais do que aquele
igualmente capacitado que apenas age dentro de sua área.
2 – Faça aquilo que ninguém que fazer – Sabe aqueles trabalhos mais
operacionais que ninguém que fazer, como marcar reuniões ou almoços e reservar
salas para eventos? Solidarizar-se para ajudar nessas atividades mais técnicas.
Outra sugestão interessante é auxiliar as pessoas a realizar essas tarefas de
maneira mais rápida, se você tem facilidade para isso.
3 – Compartilhe conhecimento – Se você tem domínio sobre algum
processo, como redigir propostas e navegar nas redes sociais, ou tem facilidade
em um segundo idioma, e percebe que um colega está com dificuldade para, tente
ajudá-lo. Não se trata de fazer por ele, e sim orientá-lo.
4 – Saiba receber – Seja atencioso com quem chega à empresa ou muda de
área. Mostrar como são os projetos e apresentar as pessoas são atitudes
simples, mas que mostram solidariedade.
Fonte: Você SA
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