Veja sete opções para capacitar os funcionários e melhorar o desempenho deles dentro da organização
As pequenas e médias empresas podem aperfeiçoar o treinamento dos funcionários sem precisar gastar dinheiro com isso. Há uma série de estratégias eficazes ao alcance dos empreendedores para melhorar o desempenho da equipe.
São iniciativas que vão desde
criar um programa de mentores e promover a circulação de profissionais por
diversas áreas do negócio até organizar visitas a outras empresas para
trocar conhecimento.
O ponto de partida é ter objetivos
claros e definir qual é o resultado que se espera de cada tipo de
treinamento adotado. Ter um foco muito bem definido é importante porque,
mesmo sem dinheiro envolvido, certamente existe um investimento de tempo
do profissional e dos gestores que precisa ser bem empregado. Veja a
seguir alguns exemplos de treinamentos:
1
- Rotação de
funções
Fazer com que os
funcionários passem temporadas em diferentes áreas da empresa e
conheçam sua rotina é uma forma de desenvolver as habilidades
dos profissionais sem custo. O objetivo é que todos troquem
experiências e funções. A estratégia é útil para que os jovens
talentos identifiquem com qual setor têm mais afinidade e prepará-los para
assumir cargos de liderança. O empregado ganha uma visão privilegiada de
como funciona toda a empresa.
2 - Palestra de funcionários
Uma forma engenhosa de treinar os
funcionários é encarregar alguns profissionais com talentos
específicos de compartilhar seus conhecimentos com os colegas. Pode
ser uma oportunidade para ensinar até os novatos a usar programas e sistemas
específicos da empresa.
Essa ação também pode ser usada quando
o empregado faz um curso sobre um tema que pode interessar a mais
gente, assim o aprendizado também é replicado com os outros
funcionários. Pequenas e médias empresas em crescimento não podem
desperdiçar nenhuma oportunidade de qualificar as pessoas.
3
- Grupos de
estudo
Organizar grupos de
profissionais para discutir temas importantes para a empresa é outra
ferramenta adotada para aprimorar o desempenho dos funcionários, sem
que seja necessário gastar com isso. Podem ser feitos grupos de empregados
e estagiários, por exemplo, para debater pontos “espinhosos” dentro da
organização. É uma forma de manter a equipe atualizada sobre diversos temas.
4 - Programa de mentores
Programas de mentoria ajudam as
empresas a desenvolver funcionários e a manter na empresa os mais
talentosos. Os profissionais mais experientes assumem o papel de
mentores dos mais jovens, o que deve incluir a criação de metas e a
cobrança de resultados. Cada funcionário que trabalha há mais
tempo na empresa assume a tarefa de orientar um ou mais novatos, em
reuniões semanais ou quinzenais, dentro ou fora da empresa. O programa
de aconselhamento ajuda a alinhar as expectativas da empresa com a
realidade do mercado.
5
- Treinamento com
parceiros
Executivos, fornecedores e
consultores que fazem negócio com pequenas e médias empresas em geral
costumam se dispor a oferecer treinamentos rápidos, sobre temas
específicos, de forma gratuita, para os funcionários do parceiro. O objetivo
é que todos cresçam juntos. Fornecedores geralmente também têm
interesse em mostrar aos funcionários dos clientes medidas que podem
ser adotadas para ganhar escala e produtividade, fazendo o
negócio crescer de forma mais acelerada. Assim, o fornecedor
vende mais.
6 - Visitas a empresas
Empresas que mantêm algum tipo de
parceria também podem promover visitas às outras, para discutir
temas como questões ligadas à carreira e novos recursos de tecnologia
disponíveis no mercado. Geralmente, boa parte do pessoal enviado
para esses encontros é da equipe de recursos humanos do escritório. É
uma iniciativa fundamental para acompanharmos a evolução do mercado
de trabalho no que diz respeito a assuntos como benefícios
oferecidos, plano de carreira e estratégias de motivação.
7
- Supervisão dos
novatos
Designar um funcionário
experiente para mostrar a quem acabou de chegar à empresa o modo correto
de executar atividades importantes da função é outra forma eficiente
de treinar gratuitamente os funcionários. Pode-se colocar empregados e
estagiários para trabalharem em duplas. O objetivo é que os mais novos
aprendam rapidamente procedimentos de rotina e possam se desenvolver
em pouco tempo.
Por:
Fabrício Marques
Fonte:
Exame.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário