segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

7 ideias para treinar sua equipe sem gastar nada



Veja sete opções para capacitar os funcionários e melhorar o desempenho deles dentro da organização

 

As pequenas e médias empresas podem aperfeiçoar o treinamento dos funcionários sem precisar gastar dinheiro com isso. Há uma série de estratégias eficazes ao alcance dos empreendedores para melhorar o desempenho da equipe.

São iniciativas que vão desde criar um programa de mentores e promover a circulação de profissionais por diversas áreas do negócio até organizar visitas a outras empresas para trocar conhecimento.

O ponto de partida é ter objetivos claros e definir qual é o resultado que se espera de cada tipo de treinamento adotado. Ter um foco muito bem definido é importante porque, mesmo sem dinheiro envolvido, certamente existe um investimento de tempo do profissional e dos gestores que precisa ser bem empregado. Veja a seguir alguns exemplos de treinamentos:
1 - Rotação de funções
Fazer com que os funcionários passem temporadas em diferentes áreas da empresa e conheçam sua rotina é uma forma de desenvolver as habilidades dos profissionais sem custo. O objetivo é que todos troquem experiências e funções.  A estratégia é útil para que os jovens talentos identifiquem com qual setor têm mais afinidade e prepará-los para assumir cargos de liderança. O empregado ganha uma visão privilegiada de como funciona toda a empresa.
2 - Palestra de funcionários
Uma forma engenhosa de treinar os funcionários é encarregar alguns profissionais com talentos específicos de compartilhar seus conhecimentos com os colegas. Pode ser uma oportunidade para ensinar até os novatos a usar programas e sistemas específicos da empresa.
Essa ação também pode ser usada quando o empregado faz um curso sobre um tema que pode interessar a mais gente, assim o aprendizado também é replicado com os outros funcionários. Pequenas e médias empresas em crescimento não podem desperdiçar nenhuma oportunidade de qualificar as pessoas.
3 - Grupos de estudo 
Organizar grupos de profissionais para discutir temas importantes para a empresa é outra ferramenta adotada para aprimorar o desempenho dos funcionários, sem que seja necessário gastar com isso. Podem ser feitos grupos de empregados e estagiários, por exemplo, para debater pontos “espinhosos” dentro da organização. É uma forma de manter a equipe atualizada sobre diversos temas.  
4 - Programa de mentores
Programas de mentoria ajudam as empresas a desenvolver funcionários e a manter na empresa os mais talentosos. Os profissionais mais experientes assumem o papel de mentores dos mais jovens, o que deve incluir a criação de metas e a cobrança de resultados. Cada funcionário que trabalha há mais tempo na empresa assume a tarefa de orientar um ou mais novatos, em reuniões semanais ou quinzenais, dentro ou fora da empresa. O programa de aconselhamento ajuda a alinhar as expectativas da empresa com a realidade do mercado.
5 - Treinamento com parceiros
Executivos, fornecedores e consultores que fazem negócio com pequenas e médias empresas em geral costumam se dispor a oferecer treinamentos rápidos, sobre temas específicos, de forma gratuita, para os funcionários do parceiro. O objetivo é que todos cresçam juntos. Fornecedores geralmente também têm interesse em mostrar aos funcionários dos clientes medidas que podem ser adotadas para ganhar escala e produtividade, fazendo o negócio crescer de forma mais acelerada. Assim, o fornecedor vende mais.
6 - Visitas a empresas
Empresas que mantêm algum tipo de parceria também podem promover visitas às outras, para discutir temas como questões ligadas à carreira e novos recursos de tecnologia disponíveis no mercado. Geralmente, boa parte do pessoal enviado para esses encontros é da equipe de recursos humanos do escritório. É uma iniciativa fundamental para acompanharmos a evolução do mercado de trabalho no que diz respeito a assuntos como benefícios oferecidos, plano de carreira e estratégias de motivação.
7 - Supervisão dos novatos 
Designar um funcionário experiente para mostrar a quem acabou de chegar à empresa o modo correto de executar atividades importantes da função é outra forma eficiente de treinar gratuitamente os funcionários. Pode-se colocar empregados e estagiários para trabalharem em duplas. O objetivo é que os mais novos aprendam rapidamente procedimentos de rotina e possam se desenvolver em pouco tempo.
Por: Fabrício Marques
Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário