Os
microempreendedores têm uma grande importância para a economia, pois
coletivamente ou individualmente vislumbram possibilidades e iniciam negócios
seja por necessidade ou oportunidade.
Atualmente, o país possui mais de 5 milhões de micro e pequenas
empresas e mais de 3 milhões de microempreendedores individuais . Com a
popularização do acesso à Internet e das redes sociais, muitos destes pequenos
empreendedores vislumbraram na rede a chance de alcançar novos públicos,
aumentar as vendas e reforçar o marketing empresarial.
As redes sociais podem facilitar a fidelização dos consumidores e
o crescimento do negócio. Se bem utilizada, a disseminação do produto ou do
serviço é mais ágil, assim como a fixação da marca. A empresa deve trocar
informações com os consumidores para melhorar a qualidade do serviço e atentar
para o que os clientes estão falando sobre a organização. É importante ter
seguidores fiéis e colaborativos. Entretanto, os formadores de opinião que
elevam a empresa em comentários dão mais engajamento a algo publicado ou
promoção.
As redes sociais sempre foram dotadas de um grande potencial
econômico, devido à quantidade de acessos e o tempo diário que as pessoas
dispensam a esta. Apesar da oportunidade existente, este é um caminho que
começou a ser desbravado recentemente pelas empresas. Na "era Orkut",
apesar do grande número de adeptos da rede no Brasil, poucas foram as empresas
que se arriscaram a traçar uma estratégia efetiva de marketing ou
relacionamento com os clientes. Somente após a popularização de outras redes
como o twitter e o Facebook que as empresas começaram a explorar com mais
eficácia o alcance a clientes e prospects,
assim como utilizá-las para reforçar a imagem da empresa junto ao consumidor e
para acompanhar a resolução de problemas.
Por serem gratuitas e possuírem um grande alcance, essas redes se
mostraram uma ferramenta de grande potencial também para os
microempreendedores. Os pequenos empresários estão utilizando esta ferramenta
como uma forma de ganhar visibilidade e aumentar a sua base de consumidores.
Temos que pensar nessas ferramentas como solucionadoras de
problemas. O Facebook, por exemplo, tem um alcance estrondoso na divulgação com
um custo praticamente zero, a não ser as propagandas pagas que existem dentro
destas mídias sociais como twitter, o próprio Facebook e outras mais. Existem
formas gratuitas e a pagas. As vendas através das redes sociais já chegaram a
representar cerca de 90% do faturamento de algumas empresas, um fato que
comprova a eficiência delas.
Fonte: Yahoo Finanças
Parabéns ,Norivaldo:
ResponderExcluirParabéns ,Norivaldo!
Sempre gostei de suas aulas!Lembra que eu ficava da janela assistindo?
Mas agora você se superou! Está D+.
Sonia Mesquita