terça-feira, 6 de agosto de 2013

Como as redes sociais podem ajudar os microempreendedores

Os microempreendedores têm uma grande importância para a economia, pois coletivamente ou individualmente vislumbram possibilidades e iniciam negócios seja por necessidade ou oportunidade.

Atualmente, o país possui mais de 5 milhões de micro e pequenas empresas e mais de 3 milhões de microempreendedores individuais . Com a popularização do acesso à Internet e das redes sociais, muitos destes pequenos empreendedores vislumbraram na rede a chance de alcançar novos públicos, aumentar as vendas e reforçar o marketing empresarial.

As redes sociais podem facilitar a fidelização dos consumidores e o crescimento do negócio. Se bem utilizada, a disseminação do produto ou do serviço é mais ágil, assim como a fixação da marca. A empresa deve trocar informações com os consumidores para melhorar a qualidade do serviço e atentar para o que os clientes estão falando sobre a organização. É importante ter seguidores fiéis e colaborativos. Entretanto, os formadores de opinião que elevam a empresa em comentários dão mais engajamento a algo publicado ou promoção.

As redes sociais sempre foram dotadas de um grande potencial econômico, devido à quantidade de acessos e o tempo diário que as pessoas dispensam a esta. Apesar da oportunidade existente, este é um caminho que começou a ser desbravado recentemente pelas empresas. Na "era Orkut", apesar do grande número de adeptos da rede no Brasil, poucas foram as empresas que se arriscaram a traçar uma estratégia efetiva de marketing ou relacionamento com os clientes. Somente após a popularização de outras redes como o twitter e o Facebook que as empresas começaram a explorar com mais eficácia o alcance a clientes e prospects, assim como utilizá-las para reforçar a imagem da empresa junto ao consumidor e para acompanhar a resolução de problemas.

Por serem gratuitas e possuírem um grande alcance, essas redes se mostraram uma ferramenta de grande potencial também para os microempreendedores. Os pequenos empresários estão utilizando esta ferramenta como uma forma de ganhar visibilidade e aumentar a sua base de consumidores.

Temos que pensar nessas ferramentas como solucionadoras de problemas. O Facebook, por exemplo, tem um alcance estrondoso na divulgação com um custo praticamente zero, a não ser as propagandas pagas que existem dentro destas mídias sociais como twitter, o próprio Facebook e outras mais. Existem formas gratuitas e a pagas. As vendas através das redes sociais já chegaram a representar cerca de 90% do faturamento de algumas empresas, um fato que comprova a eficiência delas.



Fonte: Yahoo Finanças 

Um comentário:

  1. Parabéns ,Norivaldo:



    Parabéns ,Norivaldo!
    Sempre gostei de suas aulas!Lembra que eu ficava da janela assistindo?
    Mas agora você se superou! Está D+.
    Sonia Mesquita







    ResponderExcluir